Serra da Estrela – Um oásis de silêncio

O confinamento devido à pandemia Covid-19, serviu para atenuar o ruído nas cidades e nos ensinar a apreciar os benefícios da vida diária abaixo de 55 decibéis. Em grandes cidades urbanas os barulhos que antes as caracterizavam, como o tráfego rodoviário, o ruído dos aviões, a música das lojas e bares, as grandes multidões poliglotas, deixaram de fazer parte do cenário.

Passou-se a ouvir o zumbido eléctrico dos semáforos, os sons mundanos das obras e das brigadas de limpeza. Os pássaros adquiriram uma nova presença nas ruas e praças desertas. Muitas pessoas voltaram a ouvir o canto dos pássaros ou o som dos seus próprios passos ao caminhar pela rua.

O ruído e a saúde

No meio de uma pandemia, a Agência Europeia do Meio Ambiente (AEA) publicou um relatório devastador que conclui que 113 milhões de pessoas sofrem com os efeitos da poluição sonora no nosso continente. A Espanha é um dos países mais barulhentos e excede a média europeia, com 24,8% da população exposta ao som do tráfego rodoviário. Estima-se que o excesso de ruído cause 12.000 mortes prematuras e 48.000 casos de cardiopatia isquémica (estreitamento das artérias do coração), além de alterações nos sistemas cardiovascular e metabólico, distúrbios graves do sono, episódios de ansiedade e stress e deficiências cognitivas nas crianças.

*Informação obtida através da noticia MOVIMENTO “SILENCIOSO” do website “El mundo”

Serra da Estrela – Um oásis de silêncio
Covão dos Conchos – Serra da Estrela – Portugal

Embora as restrições tenham sido levantadas e o ruído tenha voltado, ainda é possível encontrar locais para desfrutar de silêncio.
Com uma das zonas verdes mais vastas do País, a região da Serra da Estrela é o cenário ideal para passar uns dias em perfeita comunhão com a natureza.
Perca-se entre vales e montanhas verdejantes, paisagens absolutamente deslumbrantes ou descubra as propriedades terapêuticas de termas relaxantes.

Aqui, a agitação das cidades fica para trás e, pela frente, encontrará apenas o silêncio intenso das montanhas.

Os hotéis da Serra da Estrela

RESERVAS:
T: (+351) 289 009 400
E: book@lunahoteis.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create your website at WordPress.com
Iniciar
%d bloggers like this: