Fascinantes aldeias da Serra da Estrela

Construções magníficas, história e tradição compõem esses pequenos recantos no meio da natureza.
O Parque Natural da Serra da Estrela, a apenas duas horas do Porto e a três horas da capital Lisboa, é paragem obrigatória para viajantes que buscam um destino com natureza e história.
Distribuídas por toda a montanha, pequenas aldeias guardam o melhor da cultura portuguesa entre os bosques, vales e praias fluviais.

Cada uma das aldeias é um ponto de partida para trilhos pela Serra da Estrela. Por terem ficado isoladas por muito tempo devido à falta de estradas, essas aldeias conservam a cultura ancestral do país e guardam muitos vestígios históricos. Mais que isso, elas oferecem dias tranquilos em contacto com a natureza e um património riquíssimo.

Conheça algumas delas:

Sabugueiro

Localiza-se a 1.100 metros de altitude, sendo por isso, conhecida como a “Aldeia mais alta de Portugal”. Localizada a meio caminho do ponto mais alto, no Planalto Central, a Torre, a aldeia é conhecida pelos seus recursos naturais, entre os quais as quedas de água e pelas vistas de uma vegetação serra única.

A cascata da Fervença e o covão do Urso, ampla depressão de origem glaciária, constituem exemplos de valores paisagísticos que merecem uma visita. Pela sua localização, o Sabugueiro constitui um dos melhores pontos de partida para conhecer algumas das estruturas do aproveitamento hidroeléctrico da Serra da Estrela, de que são exemplo as barragens do Lagoacho, Vale do Rossim e Lagoa Comprida, o maior reservatório de água em toda a serra.

Alvoco da Serra

Alvoco da Serra, situada a uma altitude de 680 metros, é a sede da freguesia que integra mais quatro aldeias, Aguincho, Outeiro da Vinha, Vasco Esteves de Baixo e Vasco Esteves de Cima. É a povoação topograficamente mais próxima da Torre.

Conta com diversos monumentos e pontos turísticos importantes, como a Igreja Matriz de Alvoco, que chama a atenção pelo seu teto em abóbada de madeira pintada, e a Capela Santo Antônio, que marca a entrada da aldeia e abriga um acervo de esculturas renascentistas no seu interior.

Em redor, não faltam múltiplas possibilidades para óptimos passeios, à descoberta das maravilhas e segredos da serra, entre lendas e histórias antigas.

Loriga

O património natural de Loriga é maravilhoso e tem locais de extrema beleza, em qualquer altura do ano. O Vale Glaciar, o vale das ribeiras e a praia fluvial são locais que apaixonam aqueles que amam a natureza.
As suas paisagens e localização geográfica justificam a sua designação de “Suíça Portuguesa”.

É em Loriga que está a única praia fluvial de Portugal situada num vale glaciar. Tem águas cristalinas vindas de uma nascente na serra e é cercada por uma vegetação preservada, sendo um óptimo lugar para aproveitar um dia de calor com tranquilidade, sol e contacto com a natureza. É também um bom ponto de partida para actividades de aventura, como trilhos.

Folgosinho

No concelho de Gouveia a 993 metros de altitude, é uma das aldeias da Serra da Estrela mais castiças e autênticas. Segundo a tradição, é o local de nascimento do grande guerreiro Lusitano: Viriato.

Aqui ainda se vive o quotidiano da vida serrana, com rebanhos de cabras e ovelhas a percorrer as ruas da aldeia, vindo ou indo para os pastos na serra. Ainda se acarta o cântaro para ir buscar água a uma das várias fontes. O facto de ter estado muito isolada fez com que muitas das tradições se preservassem até hoje.

Um passeio pelo castiço e autêntico coração da aldeia não o vai desapontar, até porque vai-se entretendo a ler as quadras populares espalhadas pelas ruas.

Hotéis Serra da Estrela

RESERVAS:
T: (+351) 289 009 400
E: book@lunahoteis.com

Fontes:
https://www.vagamundos.pt/visitar-aldeias-serra-da-estrela/
https://www.rotasturisticas.com/imagens/fotos/pt/large/fotos_30128_sabugueiro_sabugueiro_serra_da_estrela.jpg
https://turistrela.files.wordpress.com/2020/08/051cf-praia2bfluvial2bdo2bsabugueiro.jpg
https://mapio.net/images-p/87324763.jpg
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0d/Alvoco_da_Serra.JPG
https://lorigaportugal.files.wordpress.com/2010/01/loriga-centro-histc3b3rico-da-vila_72_m.jpg?w=700
https://ncultura.pt/wp-content/uploads/2020/02/8970859116_57d378af3e_o-2-e1451259392976.jpg
https://media-cdn.tripadvisor.com/media/photo-s/0c/e4/65/bb/piscina-grande.jpg
https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/12/LM-Aldeia-Loriga-5-3A-1024×682.jpg
https://www.cm-gouveia.pt/wp-content/uploads/2019/01/QF1A2404-760×510.jpg
https://miscastillos.files.wordpress.com/2018/03/folgosinho-3.jpg?w=1080
https://lh5.ggpht.com/_f3ivFnt0Yk0/S7Ex_QOeCEI/AAAAAAAAAbI/dIbiSmrVLjk/Imagem%20027.jpg?imgmax=640
https://www.wattson.pt/wp-content/uploads/2018/02/sabugueiro6.jpg
https://beira.pt/diretorio/wp-content/uploads/sites/14/2017/11/lagoacompriga.jpg


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create your website at WordPress.com
Iniciar
%d bloggers like this: