A influência da natureza na sua saúde é maior do que imagina!

Se tivesse que ser definido em duas palavras, o que respiramos na floresta seria ar puro. Mas é muito mais do que isso!
 É a frescura que o recebe numa manhã quente de verão, o cheiro de algumas das suas plantas e a humidade do solo cheio de folhas. É também a força da água do rio – se houver alguma por perto – e a sensação indescritível que nutre as mãos depois de acariciar uma árvore. O que você vê apenas o preenche. 

É claro que não estamos a falar de aproveitar o espaço natural no meio de uma multidões, de comoção ou gritos, mas muito pelo contrário. Sem barulho e em paz . Deixe o silêncio emergir e a natureza se manifestar. 

Serra da Estrela – Portugal

Na verdade, cercar-se com infra-estruturas verdes por um tempo ou ter um ambiente natural próximo onde seja possível respirar tornou-se uma prioridade – e ainda mais depois do confinamento –  já que os benefícios que a floresta traz para o nosso corpo (e alma , também) são inúmeros, como corroborado por muitas investigações.

Um dos estudos mais recentes defende pela primeira vez a química da floresta que existe abaixo da copa das árvores e detalha que o melhor momento para entrar em contacto com esta química da floresta é a primeira hora da manhã e da tarde, porque é quando há maior concentração de compostos orgânicos voláteis emitidos pelas plantas (chamados monoterpenos), que são os principais determinantes dos efeitos induzidos pelas árvores.

Covão d’Ametade – Serra da Estrela, Portugal

Especificamente, as concentrações máximas de monoterpenos na parte inferior da copa das árvores ocorrem durante os meses de Julho e Agosto entre as 6 e as 8 horas e das 13 às 15 horas , de acordo com o estudo realizado pelo pesquisador Albert Bach, do Instituto de Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Autónoma de Barcelona (ICTA-UAB).

Especificamente, os monoterpenos são compostos químicos, condicionados por circunstâncias climáticas e geográficas, que percorrem o ar e que as árvores utilizam para se comunicarem e como mecanismo de defesa contra os herbívoros.

De acordo com estudos recentes, esses compostos químicos “produzem efeitos de relaxamento no corpo, reduzem as hormonas do stress, têm propriedades anti inflamatórias, neuro-protectoras e anti cancerígenas . Eles não curam nenhum cancro, mas ajudam a aumentar a actividade das células NK que são o nosso exército para combater vírus, bactérias e agente patogénicos”. Os monoterpenos também têm, segundo Bach, “uma grande influência no clima, contribuindo, por exemplo, para a formação de nuvens”.

Melhore a sua saúde e descubra a Serra da Estrela!

Fonte: https://www.lavanguardia.com/vivo/psicologia/20200820/482626254327/bosque-beneficios-salud.html

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create your website at WordPress.com
Iniciar
%d bloggers like this: