A presença de árvores reduz a ingestão de antidepressivos

Hoje a ciência demonstra a importância do contacto com a natureza para o nosso bem-estar psicológico ou para o desenvolvimento das nossas capacidades cognitivas e afetivas. A natureza não só nos cura como também nos torna mais amáveis. A natureza não é apenas bela, intrigante e espantosa, é o nosso sistema de suporte de vida. E no entanto, passamos até 90% das nossas vidas dentro de quatro paredes.

O contacto com a natureza tem um efeito direto no nosso sistema nervoso, faz com que o nosso organismo produza menos cortisol, que é a hormona do stress e diminui a tristeza. Como? Ao apaziguar a atividade no córtex frontal subgenual e através da admiração da beleza da natureza que reduz a citocina, um biomarcador que indica inflamação no corpo.

Será que a nossa mente precisa da natureza?

Tanto a mente como o corpo. Os habitantes da cidade estão muito menos expostos ao mycobacterium vaccae que se encontra no solo e tem um efeito antidepressivo.

O que diz a neurociência?

As zonas de floresta reduzem a agitação do pensamento e equilibram o sistema nervoso. A presença de árvores e vegetação traduz-se em menos prescrições de antidepressivos, por exemplo.

Só por caminhar e observar!

Estudos mostram que caminhar por uma área com vegetação, ativa o nosso sistema nervoso simpático associado ao descanso, boa digestão, sensação de satisfação e tranquilidade, em detrimento do sistema parassimpático, associado à tensão, adrenalina e inflamação.

Para além de tudo isto, a natureza também reforça o sistema imunitário.

Está comprovado que ouvir as aves a chilrear reduz os níveis de cortisona, e as árvores libertam fitocidas, que aumentam a atividade das células NK que têm uma função imunológica e anticancerígena.

Descubra a Serra da Estrela e melhore a sua saúde física e mental!

Hotel recomendado

Fonte: “La presencia de árboles reduce la ingesta de antidepresivos” (ampproject.org)
Fotografias exclusivas Turistrela ®

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create your website with WordPress.com
Iniciar
%d bloggers like this: