4 coisas que NÃO deve fazer por amor à Natureza

Ações aparentemente inocentes e bem intencionadas podem ser prejudiciais ao meio ambiente.
Aproveitar a natureza, sentir a conexão com a terra e com os elementos do meio ambiente é, para muitos amantes do ambiente natural, parte do seu dia a dia. Na verdade, vindo do Japão, uma corrente filosófica chamada Shinrin Yoku, ou banho de floresta, espalhou-se pelo mundo. Uma filosofia que incentiva a passar um tempo na natureza e mergulhar na profundidade de uma floresta para apreciá-la com os cinco sentidos. Uma maneira de se conectar com a terra e renovar energias.

Portanto, não é de admirar que mais e mais pessoas sigam esta tendência e decidam passar mais tempo na natureza. Mas há que ter cuidado porque, sem saber, podemos danificar seriamente o meio ambiente. Aqui estão quatro exemplos muito comuns de tendências prejudiciais à natureza:

Abraçar árvores

Os amantes desta tendência argumentam que abraçar o tronco de uma árvore tem benefícios mentais e físicos. E que é a melhor maneira de se sentir integrado na natureza pois há uma espécie de conexão com ela ao abraçar a árvore. Alguns até dizem que tem efeitos anti stress.
Embora possa ter benefícios medicinais, esse gesto inocente é prejudicial para a árvore, porque se essa ação se repetir muitas vezes na mesma árvore, pode danificar suas raízes. Mas como isso é possível? O solo ao redor do tronco tem que ser poroso para permitir que a água da chuva passe e, acima de tudo, que o oxigênio chegue às raízes. Se o solo for for frequentemente pisado, torna-se compacto e dificulta a passagem de oxigénio para as raízes.

Imagem Ilustrativa

Empilhar pedras

Apesar de serem bastante úteis como marco de orientação em zonas montanhosas, os montes de pedras, chamados de “mariolas” (o antigo GPS dos pastores), quando não têm o intuito de sinalizar o caminho podem induzir caminhantes em erro e danificar a biodiversidade ao destruir o lar de muitas espécies animais ou afetar a vegetação.

Torre – Serra da Estrela

Plantar árvores

O aumento da área florestal é muito benéfico para o meio ambiente, especialmente porque contribui para a redução do CO2 e o aumento do oxigénio. Mas é muito importante saber onde o fazer. Cada área geográfica e clima tem certas espécies de plantas nativas que mantêm um equilíbrio, introduzir uma espécie diferente pode alterar o mesmo.

Imagem Ilustrativa

Recolher pássaros do chão

Quando vemos um pássaro no chão a tentar levantar o voo, a primeira reação é pegar nele sem ter a certeza de que está magoado. Muitas vezes, antes de voar pela primeira vez, eles caem dos ninhos e movem-se pelo chão até aprenderem a voar. Os seus progenitores ficam de olho neles e não hesitam em descer para ajudá-los.
Se os recolher do chão, pode danificar as suas penas ou asas, pois elas ainda são muito delicadas. Antes de qualquer ação, deve contactar as entidades competentes e seguir as instruções que lhe forem dadas.

Ferreirinha-serrana – Serra da Estrela


Artigo patrocinado por:

Fontes:
https://planetainteligente.expansion.com/tu-huella/cinco-cosas-que-no-deberiamos-hacer-por-amor-a-la-naturaleza
https://vivasaudedigital.com.br/images/large/2020/09/17/conecte-se-com-a-terra-saiba-porque-abracar-arvores-pode-ser-benefico-para-sua-saude-mental-414.jpg
https://ietp-web-cdn-eandt-cache.azureedge.net/8/c/e/f/b/d/8cefbd0288e69142c143b431392746842b1c34b6.jpg
https://thumbs.web.sapo.io/?W=1550&H=0&png=1&delay_optim=1&webp=1&epic=NTNhGjJjXxQ2gE3xxb2iiwhmH7ipExUY/C1c/k0Jz15QITvsAYLbd1Pz/uELJSV7to7An/dTI4KtYmCWQtxxiRPmGQz/ahRCDQGZqYHSea42giA=
https://turistrela.files.wordpress.com/2020/10/03da2-pcol_03.jpg

Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar